Opinião sobre X3 - Terran Conflict

Moderator: Ketraar

Post Reply
HunterBR
Posts: 5
Joined: Wed, 2. Dec 09, 23:08
x4

Opinião sobre X3 - Terran Conflict

Post by HunterBR » Sun, 3. Jan 10, 18:59

Olá a todos os fãs deste jogo! Aproveito o momento para desejar a todos um excelente ano novo e que este jogo traga muitas melhorias no decorrer do mesmo :) . Peço desculpas antecipadamente pelo tamanho do post, mas neste caso se faz necessário.

Quero começar dizendo que estou um pouco decepcionado com este título. Comparado ao anterior, X3 Reunion, este jogo apresentou muitas melhorias no conjunto de comandos para scripts, o que certamente foi ótimo. Outras mudanças no geral também foram interessantes, mas os problemas mais sérios que existiam no jogo anterior ainda estão presentes nesta versão. Mais estranho ainda foi o fato de não existir ainda o famoso bonus package para o mesmo. Scripts importantes como o CAG,CLS e outras foram deixados de lado. É verdade que este download se encontra disponível porém sem assinatura digital como no jogo anterior. Talvez até seja melhor assim pois permite ao usuário final a possibilidade de alteração destas scripts. Mas ainda acredito que tal assinatura seja importante. É complicado depender da boa vontade dos seus autores em atualizar/corrigir futuros problemas encontrados nas mesmas. É fato que a grande maioria tem estado sempre presente (comunidade realmente forte e presente), mas não se pode esquecer de que todos tem seus compromissos pessoais e este jogo requer um tempo muito longo para análise das scripts criadas. Como exemplo posso citar que o CAG e o CLS estavam precisando de revisões no jogo anterior e até o presente momento não sofreram mais nenhuma atualização. (Aliás pretendo entrar em contato com seu autor para uma possível revisão, pois gosto do jogo anterior. Não posso deixar de citar o XTM 0.75).

Vou aproveitar e citar algumas falhas que considero graves:

- As estações continuam com problemas de estacionamento. Um número pequeno de slots ocasionando verdadeiros desastres se a nave estacionada apresentar um tamanho ligeiramente maior. Não existe slots diferenciados para classes de naves maiores como a M6. Dessa forma colisões acontecem e/ou até mesmo explosões. Algumas vezes podem ocorrer até incidentes com queda na reputação. No meu caso isso é ainda pior porque não faço uso de complexos. Poluição visual aburda!!! Sinto muito em dizer isso, mas realmente não gosto. Imagine um setor com alta concentração fábricas e seus respectivos transportes. Acidentes acontecem sempre que visito tais setores. Por isso escolho setores para serem sacrificados, isto é, setores que não visitarei mais para evitar acidentes. (Quando existe uma alta concentração de objetos no setor rodando scripts o desempenho cai e colisões são frequentes. Pior se o jogador fizer uso do SETA.)
- A inexistência de estações com maior capacidade produtiva. Estas estações deveriam estar presentes nesta versão. Não se pode esquecer que para um melhor desempenho do jogo é necessário que o número de estações necessárias para produção seja reduzido ao máximo. Neste jogo as coisas pioraram ainda mais. Vc precisa de um número ainda maior para completar missões como a do HUB caso queira produzir os itens necessários. O ciclo econômico do jogo estava precisando de uma ligeira modificação ( um boost no produto final ).
- A total ineficiência do HQ no jogo. Se vc levar em conta tudo o que é necessário possuir para iniciar a produção de uma nave, chega a ser realmente frustante dependendo da classe. Não se pode deixar de mencionar o tempo absurdo que leva para construir algumas naves em particular. A necessidade de constriuir todas as fábricas para alimentar seu HQ é de vital importância. Só assim que vc vai 'lucrar'com isso. Do contrário é muito mais fácil comprar as naves do que produzí-las. A única vantagem está na produção de naves que não são comercializadas no jogo. Com todo este grau de exigência o desempenho é afetado. Alguns setores podem até serem sacrificados devido a concentração de fábricas do jogador presentes no mesmo. Imagine tudo isso usando o processo antigo, sem construção de complexos e usando os transportes. (Meu caso em particular).
- Número elevado de corpos celestes como astóides e rochas. Um número excessivo e que tem um impacto muito grande até mesmo nas melhores configurações de PC. Isso pode piorar qdo ocorrem batalhas com explosões acidentais de tais corpos.
- Inexistência de um melhor suporte para posicionamento de novas fábricas. Somente com uso de uma script é possível posioná-las na forma desejada. No meu caso isso é fundamental já que não faço uso dos kits para complexos. Se não estiverem alinhadas vira um pesadelo. Não gosto de construir de qualquer jeito. Como ainda utilizo transportes, preciso pensar nisso também para evitar colisòes.
- Péssimo desempenho na navegação automática já apontada por um grande número de jogadores.
- Número exagerado de mísseis presentes numa situação de batalha. Sinceramente não acredito que isso tenha sido bom para o jogo.
- Diminuir ao máximo a dependência de mods para o jogo original. Reconheço a competência de muitos autores na comunidade (excelentes pacotes disponíveis), mas acredito que algumas mudanças básicas seriam apreciadas se estivessem presentes no jogo original. Para isso bastava apenas observar quais as scripts básicas mais desejadas e incorporá-las no jogo original. Digo isso pq muitos não sabem fazer uso das mesmas. (Não é o meu caso. Tenho muitas scripts minhas). Não se pode deixar de dizer que quanto mais uso de scripts externas, pior fica a análise para a resolução de um possível problema. Podem até mesmo afetar o desempenho do jogo e danificar jogos salvos.

Claro que existe mais coisa para apresentar, mas fico por aqui para não prolongar mais. Aproveitem este tópico e deixe sua opinião a respeito deste jogo. Vamos nos fazer mais presentes nesta comunidade. Deixo claro também que aprecio muito este jogo e que a idéia e ajudar no aperfeiçoamento de seu desempenho.

Um abraço a todos e até breve.... :)

Post Reply

Return to “Português / Portuguese X-Forum”